FACHA II

FACHA II

FACHA II

Sim, nossa ida a Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso – gerou dois textos. No primeiro eu quis falar da aluna, agora é hora de falar sobre a Faculdade.
Paratodos esteve pela primeira vez na instituição no ano passado junto com outros movimentos para entregar um abaixo-assinado de repúdio em relação ao ocorrido com a aluna Elisa. Naquela ocasião, fomos recebido pelo diretor Paulo Alonso. Professor Paulo disse que a faculdade teve, tem e terá vários alunos de inclusão. Afirmou ainda que estavam abertos para sediar debates sobre o tema e que com certeza, estavam atentos à questão.
Voltamos a faculdade este mês, agora acompanhados de uma mãe de uma aluna que acabara de ingressar na faculdade. É muito bom estar presente em reuniões como esta e poder auxiliar uma família neste diálogo. Nem sempre a instituição de ensino está tão disposta a atender este aluno e muitas vezes colocam barreiras no processo. Nossa presença neste momento é apenas para mostrar o que outras instituições de ensino já estão fazendo e promover esta troca de experiências.
Contudo, preciso contar que a professora Denise Azeredo nos recebeu e nos contou como está sendo este processo na Facha. Ela explicou que sempre que o aluno declara a sua deficiência, a psicopedagoga Maria Cristina Chagas o chama para uma conversa. Nesta ocasião a psicóloga, que já trabalha na instituição há dois anos, verifica quais são as principais dificuldades e estabelece com o aluno de que forma irão se organizar. E ainda, acompanha este aluno durante os seus anos de estudo.
Quando necessário, a família e os terapeutas do jovem também são envolvidos. Para que o mesmo possa ter todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento. Professora Denise contou ainda sobre vários alunos com deficiência que passaram pela instituição e hoje já são profissionais atuando em suas áreas.
Conversamos com André, que hoje cursa direito e trabalho no Núcleo de Integração da Pessoa com Deficiência. Ele contou que “na FACHA o que vigora é muito mais do que a preocupação com o cumprimento de normas pré-estabelecidas pelo MEC,ou de determinações exigidas pela ABNT. Predomina na instituição uma mentalidade inclusiva, um sentimento verificado por todos os professores com quem  tive aula.” E complementou: “O cuidado, a atenção para que o conteúdo dado obtivesse uma compreensão total minha foi algo notável.” André não deixou de ressaltar o cuidado que os funcionários tem, “De forma voluntária e espontânea, eu sempre recebia auxílio para enfrentar algumas eventualidades,alguns pequenos obstáculos que poderiam se configurar como barreiras no dia a dia da faculdade.”
Ao final da reunião com a Professora Denise, mais uma vez o Paratodos se colocou à disposição para palestras, rodas de conversa e reuniões para conversar sobre o tema. A Facha ficou de avaliar a possibilidade e nos retornar.
Ciça Melo
cica.melo@paratodos.net.br


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