FORMAMOS

A PUC-Rio e o Paratodos estão lançando um curso de especialização com o objetivo de formar profissionais capazes de promover, de forma efetiva, a inclusão de pessoas com deficiência em todos os campos sociais: escola, trabalho e sociedade.

Pós-graduação Latu Sensu / Especialização
Inclusão da Pessoa com Deficiência:
aspectos psicossociais

Os profissionais das diferentes áreas, especialmente os de saúde e de educação, precisam estar aptos para lidarem com o assunto e promoverem, de forma efetiva, a inclusão da pessoa com deficiência. Trata-se de um desafio contemporâneo que atravessa não somente as famílias e as escolas, mas também as universidades, as empresas, os consultórios e a sociedade de uma maneira geral.

6.75% da nossa população declarou ter grande ou total dificuldade para enxergar, ouvir, caminhar ou ter deficiência intelectual *

Se considerarmos um cenário onde 12,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência e que cada pessoa com deficiência vive em uma família de três pessoas, podemos assumir que cerca de 37.500.000 pessoas são afetadas, direta ou indiretamente pela questão da deficiência.*

* segundo dados do Censo 2010 e nota técnica 01/2018 do IBGE

O Curso de Especialização em “Inclusão de Pessoas com Deficiência: aspectos psicossociais”, pela visão sistêmica com que foi construído, é uma ferramenta que capacitará profissionais para promover a inserção, de fato, destas pessoas em diferentes contextos. 

Objetivo:

Formar profissionais para promover de forma prática a inclusão de pessoas com deficiência em todos os campos sociais.

Público-alvo:

Professores, psicólogos, demais profissionais de educação e saúde ou ainda de outras áreas que tenham interesse em inclusão da pessoa com deficiência.

Duração:

O curso terá duração de 3 módulos, com início em maio/2020 até julho/2021 (total de 360 horas).Aulas quinzenais aos sábados das 8h às 18h.

Corpo docente:

  • Ciça Melo
  • Daniel Mograbi
  •  Daniela Marçal
  • Flavia Parente
  • Juliane Callegaro Borsa
  • Katia Badin Braz Campo
  • Luciana Fontes Pessôa
  • Márcia Tavares
  • Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
  • Mariana de Miranda Seize
  • Mariangela da Silva Monteiro
  • Rebeca Nonato Machado
  • Renata Machado de Mello
  •  Terezinha Féres Carneiro

Metodologia:

  • Grande ênfase na reflexão, diálogo e troca de experiências
  • Discussão de textos, vídeos, filmes e documentários
  • Vivências em dinâmicas
  • Análise e estudo de casos clínicos e experiências escolares

Diferenciais:

  • Múltiplos olhares: atuação conjunta de profissionais de diversas áreas do saber: psicologia, direito, educação, design, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentre outras.
  • Temas contemporâneos: provocar a discussão sobre o reconhecimento de pessoas com deficiência, diagnósticos, medicalização e impactos na família.
  • Mão na massa: estudos de casos escolares e clínicos, além de estágio supervisionado e previsão de grupos terapêuticos.
  • Nada sobre nós sem nós”: pessoas com deficiência serão protagonistas, participando ao longo de todo o programa.

Programa:

  • A pessoa com deficiência e sua família
  • Avaliação Psicológica e tipos de deficiências
  • Deficiência Visual, Auditiva e Física
  • Deficiência Intelectual, Psicossocial e Altas Habilidades
  • Transtorno do Espectro do Autismo, TDAH e Transtornos de Aprendizagem
  • Desenvolvimento humano
  • Diversidade e panorama dos direitos da pessoa com deficiência
  • Educação inclusiva e processos de aprendizagem da pessoa com deficiência
  • Estágio Supervisionado I e II
  • Estudo e discussão de casos clínicos e experiências escolares
  • Interdisciplinaridade: a interlocução da psicologia com diferentes saberes
  • Múltiplas abordagens: o indivíduo e seus múltiplos contextos
  • TCC – Trabalho de Conclusão do Curso

Inclusão da Pessoa com Deficiência:
aspectos psicossociais

Curso de Pós-graduação Latu Sensu / Especialização

360 horas

PUC-Rio (Gávea)

De 08/05 a 29/08/2020 (1º Período)

Aulas quinzenais aos sábados das 8h às 18h.

Inscrição Até 13/04/2020
Taxa: R$ 50,00

Investimento:  20 parcelas de R$ 497,00*

Disciplinas:

Desenvolvimento Humano

  • Análise do ciclo vital como diferenciação progressiva da vida humana;
  • Concepções de desenvolvimento: abordagens socioculturais, ecológicas e psicanalíticas.
Carga horária: 30 horas

Diversidade e Panorama dos Direitos da Pessoa com Deficiência

  • Diversidade e aspectos sociais, históricos e legais da deficiência, analisando o caminho  percorrido e a situação atual;
  • Ressignificando o conceito de deficiência: dificuldade, deficiência e diferenças.
Carga horária: 30 horas

Educação Inclusiva e Processos de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência

  • Aprendizagem: como acontece e qual o papel da escola;
  • O professor como um facilitador do aprendizado;
  • Educação Inclusiva: histórico e funcionamento;
  • Conceitos básicos de neuroplasticidade e aprendizagem;
  • Mediação.
Carga horária: 30 horas

Estudo e Discussão de Casos Clínicos e Experiências Escolares

Apresentação e discussão de casos clínicos e experiências escolares.

Carga horária: 30 horas

Avaliação Psicológica e Tipos de Deficiências

  • Avaliação psicológica: os instrumentos e para que serve;
  • A questão dos diagnósticos e dos rótulos;
  • Tipos de deficiência e suas características;
  • Os diferentes tipos de manejo;
  • Deficiências congênitas e adquiridas.
Carga horária: 30 horas

Deficiência Física, Mental e Intelectual

  • Desenvolvimentos “típico e atípico”;
  • Deficiências física, auditiva, visual, surdo-cegueira, múltiplas, paralisia cerebral;
  • Síndromes Raras;
  • Deficiência mental;
  • Deficiência Intelectual;
  • Síndrome de Down.
Carga horária: 30 horas

Deficiência Psicossocial, Altas Habilidades e Sopa de Letrinhas

  • Deficiência psicossocial – do que se trata?
  • Saúde Mental e Psiquiatria;
  • Psicose;
  • TEA;
  • Altas habilidades;
  • Dislexia, disgrafia, discalculia e demais “dis”;
  • “Sopa de Letrinhas”: TOC/TOD/TDAH.
Carga horária: 30 horas

 

Estágio Supervisionado I

Observação de atendimento, prestado por professores supervisores, de grupos educacionais terapêuticos formados por familiares de pessoas com deficiência.

Carga horária: 30 horas

 

A Pessoa com Deficiência e sua Família

  • Os impactos do diagnóstico de deficiência na família: as repercussões na construção da parentalidade, na vivência da conjugalidade, na fratria e em toda a rede que circunda o núcleo familiar.
  • Campo conceitual das abordagens de psicoterapia de família.
  • Abordagens sistêmicas e psicanalíticas.
  • Situações clínicas.
Carga horária: 30 horas

Estágio Supervisionado II

Atendimento, sob supervisão, de grupos educacionais terapêuticos formados por familiares de pessoas com deficiência. 

Carga horária: 30 horas

Interdisciplinaridade: a Interlocução da Psicologia com Diferentes Saberes

  • A necessidade e a riqueza da pluralidade de olhares.
  • O trabalho em equipe.
  • A atuação de médicos, educadores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área de saúde e de educação.
Carga horária: 30 horas

Múltiplas Abordagens: o Indivíduo e seus Múltiplos Contextos

  •  Campo conceitual das abordagens de terapias com foco na pessoa com deficiência e também nas pessoas a elas ligadas;
  • Teorias da técnica;
  • Abordagens sistêmicas e psicanalíticas;
  •  Situações clínicas.
Carga horária: 30 horas

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

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