FORMAMOS

Pós-graduação Latu Sensu / Especialização
Inclusão da Pessoa com Deficiência:
aspectos psicossociais

Cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade do país (ou 8,9% desse grupo etário) tem algum tipo de deficiência. Os dados são do módulo “Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022”. Se cada pessoa com deficiência vive em uma família de três, mais de 55 milhões de pessoas são afetadas pela questão.

Profissionais das diferentes áreas precisam estar aptos para lidarem com o assunto e promoverem, de forma efetiva, a inclusão da pessoa com deficiência em diferentes contextos (família, escola, clínica e ambiente de trabalho).

Por isso a PUC-Rio e o Paratodos lançaram um curso de especialização com o objetivo de formar profissionais capazes de promover, de forma efetiva, a inclusão de pessoas com deficiência em todos os campos sociais: escola, trabalho e sociedade.

Vejas as informações completas da nova turma aqui!

Objetivo:

Formar profissionais para promover de forma prática a inclusão de pessoas com deficiência em todos os campos sociais.

Público-alvo:

Professores, psicólogos, demais profissionais de educação e saúde ou ainda de outras áreas que tenham interesse em inclusão da pessoa com deficiência.

Duração:

De 23/03 a 13/07 (1º Período). As aulas serão online, aos sábados das 08h às 13h, ao vivo, pela plataforma Zoom.  

Corpo docente:

  • Ciça Melo
  • Daniel Mograbi
  • Daniela Marçal
  • Flavia Parente
  • Juliane Callegaro Borsa
  • Katia Badin Braz Campo
  • Luciana Fontes Pessôa
  • Márcia Tavares
  • Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
  • Mariana de Miranda Seize
  • Mariangela da Silva Monteiro
  • Rebeca Nonato Machado
  • Renata Machado de Mello
  • Terezinha Féres Carneiro

Metodologia:

  • Grande ênfase na reflexão, diálogo e troca de experiências
  • Discussão de textos, vídeos, filmes e documentários
  • Vivências em dinâmicas
  • Análise e estudo de casos clínicos e experiências escolares

Diferenciais:

  • Múltiplos olhares: atuação conjunta de profissionais de diversas áreas do saber: psicologia, direito, educação, design, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentre outras.
  • Temas contemporâneos: provocar a discussão sobre o reconhecimento de pessoas com deficiência, diagnósticos, medicalização e impactos na família.
  • Mão na massa: estudos de casos escolares e clínicos, além de estágio supervisionado e previsão de grupos terapêuticos.
  • Nada sobre nós sem nós”: pessoas com deficiência serão protagonistas, participando ao longo de todo o programa.

Programa:

  • A pessoa com deficiência e sua família
  • Avaliação Psicológica e tipos de deficiências
  • Deficiência Visual, Auditiva e Física
  • Deficiência Intelectual, Psicossocial e Altas Habilidades
  • Transtorno do Espectro do Autismo, TDAH e Transtornos de Aprendizagem
  • Desenvolvimento humano
  • Diversidade e panorama dos direitos da pessoa com deficiência
  • Educação inclusiva e processos de aprendizagem da pessoa com deficiência
  • Estágio Supervisionado I e II
  • Estudo e discussão de casos clínicos e experiências escolares
  • Interdisciplinaridade: a interlocução da psicologia com diferentes saberes
  • Múltiplas abordagens: o indivíduo e seus múltiplos contextos
  • TCC – Trabalho de Conclusão do Curso

Disciplinas:

Desenvolvimento Humano

  • Análise do ciclo vital como diferenciação progressiva da vida humana;
  • Concepções de desenvolvimento: abordagens socioculturais, ecológicas e psicanalíticas.
Carga horária: 30 horas

Diversidade e Panorama dos Direitos da Pessoa com Deficiência

  • Diversidade e aspectos sociais, históricos e legais da deficiência, analisando o caminho  percorrido e a situação atual;
  • Ressignificando o conceito de deficiência: dificuldade, deficiência e diferenças.
Carga horária: 30 horas

Educação Inclusiva e Processos de Aprendizagem da Pessoa com Deficiência

  • Aprendizagem: como acontece e qual o papel da escola;
  • O professor como um facilitador do aprendizado;
  • Educação Inclusiva: histórico e funcionamento;
  • Conceitos básicos de neuroplasticidade e aprendizagem;
  • Mediação.
Carga horária: 30 horas

Avaliação Psicológica e Tipos de Deficiências

  • Avaliação psicológica: os instrumentos e para que serve;
  • A questão dos diagnósticos e dos rótulos;
  • Tipos de deficiência e suas características;
  • Os diferentes tipos de manejo;
  • Deficiências congênitas e adquiridas.
Carga horária: 30 horas

Deficiência Física, Mental e Intelectual

  • Desenvolvimentos “típico e atípico”;
  • Deficiências física, auditiva, visual, surdo-cegueira, múltiplas, paralisia cerebral;
  • Síndromes Raras;
  • Deficiência mental;
  • Deficiência Intelectual;
  • Síndrome de Down.
Carga horária: 30 horas

Deficiência Psicossocial, Altas Habilidades e Sopa de Letrinhas

  • Deficiência psicossocial – do que se trata?
  • Saúde Mental e Psiquiatria;
  • Psicose;
  • TEA;
  • Altas habilidades;
  • Dislexia, disgrafia, discalculia e demais “dis”;
  • “Sopa de Letrinhas”: TOC/TOD/TDAH.
Carga horária: 30 horas

 

Estágio Supervisionado I

Observação de atendimento, prestado por professores supervisores, de grupos educacionais terapêuticos formados por familiares de pessoas com deficiência.

Carga horária: 30 horas

 

A Pessoa com Deficiência e sua Família

  • Os impactos do diagnóstico de deficiência na família: as repercussões na construção da parentalidade, na vivência da conjugalidade, na fratria e em toda a rede que circunda o núcleo familiar.
  • Campo conceitual das abordagens de psicoterapia de família.
  • Abordagens sistêmicas e psicanalíticas.
  • Situações clínicas.
Carga horária: 30 horas

Estágio Supervisionado II

Atendimento, sob supervisão, de grupos educacionais terapêuticos formados por familiares de pessoas com deficiência. 

Carga horária: 30 horas

Interdisciplinaridade: a Interlocução da Psicologia com Diferentes Saberes

  • A necessidade e a riqueza da pluralidade de olhares.
  • O trabalho em equipe.
  • A atuação de médicos, educadores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área de saúde e de educação.
Carga horária: 30 horas

Múltiplas Abordagens: o Indivíduo e seus Múltiplos Contextos

  •  Campo conceitual das abordagens de terapias com foco na pessoa com deficiência e também nas pessoas a elas ligadas;
  • Teorias da técnica;
  • Abordagens sistêmicas e psicanalíticas;
  •  Situações clínicas.
Carga horária: 30 horas

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso

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