O tempo da mediação escolar

O tempo da mediação escolar

É bastante polêmica a questão da mediação escolar. Tanto assim que o tema já virou campo de longas batalhas — inclusive, jurídicas — entre famílias e escolas.

Embora a lei assegure a alunos com deficiência a presença de mediadores em sala de aula, o assunto é sempre muito delicado, porque a lei não especifica, nem poderia, a quantidade de horas de trabalho deste profissional junto aos estudantes. O que a legislação determina é que o aluno tenha o suporte necessário para aprender.

Então, a atuação dos mediadores na escola vai depender do que os professores que estão no dia a dia com a criança entenderem que será importante para que o aluno se desenvolva.

Embora os médicos muitas vezes “prescrevam” mediação durante todo o horário escolar, é importante ver qual é a real necessidade do aluno. E, principalmente, deixar um pouco o olhar dos diagnósticos e mergulhar nas possibilidades da Educação.

Um mediador “em excesso” pode atrapalhar o estudante a desenvolver sua independência e autonomia. Algumas vezes, especialmente se a criança é maior, ela começa a se incomodar com essa sua sombra na escola, afetando sua autoestima e sua sociabilidade. Afinal, muitas vezes, tudo o que a criança quer é pertencer ao grupo e ser “igual” às demais. Já ouvi muito isso nas minhas andanças.

Enfim, a receita é “a justa medida”, ou seja, avaliar no chão da escola o que é necessário para a efetiva aprendizagem.

Não há receitas. É caso a caso.

Flavia Parente
flavia.parente@paratodos.net.br


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