Nem todos conseguirão

Nem todos conseguirão.

Nem todos conseguirão

É verdade, nem todos conseguirão. Nem todos conseguirão permanecer 50 minutos concentrados nos meandros da Inconfidência Mineira. Nem todos conseguirão entender que toda-proparoxítona-tem acento. Nem todos conseguirão entender sequer o que é proparoxítona.
E as leis da física? Nem todos. Nem todos conseguirão entender que a química orgânica não se trata apenas de carbono (não?). Nem todos conseguirão descobrir o x da questão – muito menos o y e o z. Nem todos conseguirão entender que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Fácil, né? Mas nem todos.
Nem todos conseguirão entender o past perfect. Nem todos conseguirão entender que blue pode significar mais do que uma cor. Nem todos conseguirão entender o mistério de Capitu ou o drama de Pinóquio e os medos da Chapeuzinho Amarelo. E alemão? Nem todos. Nem todos vão entender os motivos das grandes guerras, as razões dos conflitos entre israelenses e palestinos e muito menos a política na América do Sul.
Nem todos.
Nem todos com deficiência? Ou nem todos? Mas todos, todos, todos, sem exceção, precisam estar em sala de aula. Para aprender ou apenas ter a mesma chance de tentar.

Fabiana Ribeiro
fabiana.ribeiro@paratodos.net.br