Macarrão ou carne?

Macarrão em vários tamanhos e formatos.

Macarrão ou carne?

A aeromoça se aproximou e perguntou:
– De que você gostaria: macarrão ou carne?
–  O que tem com macarrão? – perguntei.
– Carne – respondeu ela que, diante de minha expressão confusa, acrescentou: – Macarrão com carne ou arroz com carne?”
Aquilo me incomodou. Mas não me levem a mal. Onde está a opção para quem não come carne? A essa pergunta, alguém poderia me responder: “essa pessoa pode avisar antes e ter uma comida especial no caso de ser vegetariana”. Outro poderia falar: “mas tinha a saladinha e o pãozinho”. Ou ainda: “a pessoa poderia ter comido antes ou levar a sua preferencia de casa”. Sim, tudo isto pode acontecer. E várias outras soluções podem ser pensadas.
Entretanto, não me refiro aos vegetarianos, nem aos veganos. Falo, simplesmente, de pensar no outro. Pensarmos em diferentes necessidades. Não falo de preferências. O molho da salada que veio era o italiano, eu prefiro o de queijo. No entanto, comi a salada sem molho algum.
As empresas tomam suas decisões algumas vezes baseadas em pesquisas sobre preferências dos seus clientes. Outras vezes a escolha é feito com base em custo. Este é o molho mais barato, vamos oferecer este. Pronto.
Porém, em algumas vezes, percebemos que empresas ou pessoas tomam as decisões baseadas nos seus gostos ou nas suas ideias do que os outros preferem. E muitas vezes mesmo quando podemos oferecer duas ou mais opções, não pensamos em ampliar as possibilidades.
Será que era tão mais caro ou complicado uma massa com frango e o arroz com a carne? Não sei. Só sei que pensar no outro é um exercício diário, não restrito aos movimentos de ação afirmativa para minorias. É pensar no outro. E ponto. (Ciça Melo)

Ciça Melo
cica.melo@paratodos.net.br


});