Inclusão lá e cá

Inclusão lá e cá

Bons ventos me trouxeram prá Portugal. E aqui estando não pude deixar de ter contato com a inclusão. Fosse através de um olhar atento a tudo que o país oferece em termos de turismo inclusivo. Aulas de surf para todos, entrada para aqueles com mobilidade reduzida, réplica tátil de uma obra. Ou ainda através de conversa com pais e crianças que vieram do Brasil para morar nas bandas de cá.
Temos muito o que aprender e trocar com aqueles que certa vez esbarraram em nossas terras. Aproveito assim para convida-los para o 1o Simpósio Luso Brasileiro sobre educação inclusiva, que acontecerá no dia 21/07, na Escola Nova na Gávea. Em sua primeira edição, o evento já conta com a participação de diversos profissionais qualificados do Brasil e de Portugal.
O encontro busca promover um diálogo entre as práticas de inclusão utilizadas nos dois países e refletir com profissionais de diferentes áreas e atuações os avanços e obstáculos que temos encontrado ao longo do processo de implementação da Educação Inclusiva no âmbito das Políticas Públicas de Educação do Brasil.
Através de várias oficinas e debates, a Conferência abre espaço para que os participantes entrem em contato com algumas práticas educativas inclusivas que propõem diferentes abordagens e olhares sobre a Educação e a Inclusão. Flavia Parente, do Movimento Paratodos, estará presente na mesa das 16:30 debatendo o tema “A escola é para todos?”.
Confira a programação e faça a sua inscrição clicando no link: https://www.sympla.com.br/1-simposio-luso-brasileiro-de-educacao-inclusiva__285776.

Ciça Melo
cica.melo@paratodos.net.br