Famílias, uni-vos

Famílias, uni-vos

FOTO_familia

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: foto mostra um par de mãos unidas pelos dedos mínimos e as palmas voltadas para cima. Sobre estas mãos abertas repousa um recorte de papel branco em forma de família de mãos dadas. Um casal e duas crianças, uma em cada extremidade.


Por Fabiana Ribeiro
Depois da férias, vem as águas de março. A realidade invade, sem filtro, a sala e escancara: as aulas começaram efetivamente neste mês.
E, se tem um conselho pra gente dar nesse início de ano é o seguinte: família, uni-vos. Seja a sua de inclusão ou não.
Quer mais tinta na quadra nova? Quer botar música na escola? Quer mudar o uniforme? Quer mais inclusão? Juntem-se! Juntos, sois mais fortes!
Se estamos falando de inclusão, vão aqui algumas dicas – que já têm dado certo pra muita gente:
1) Procure saber se na sala do seu filho tem mais gente de inclusão. Em seguida, verifique se tem na série em questão.
2) Se puder, seja ainda mais abrangente. Amplie a sua busca para o ciclo de ensino do seu filho.
3) Crie um grupo de zap. E troquem informações. Dividam mesmo. Compartilhem experiências, troquem figurinhas. Se algo não deu certo com um aluno, é bom saber. E, se deu, por que não repetir?
4) Que tal marcar reuniões periódicas fora da escola? Esses encontros são ótimos para o grupo se fortalecer, entender em que pé está a inclusão na escola e ainda se conhecer.
5) Envolvam pais que não sejam de inclusão. Muitos sequer imaginam as dores e delicias do mundo da inclusão. E você pode se surpreender com aqueles que gostariam de participar.
6) Por fim, converse sempre com a escola. Não em tom de guerra, mas de paz. Pois, se o tom não for de parceria mútua, pense em mudar de escola. Afinal, família e escola precisam querer a mesma coisa: o bem do aluno.
Longo é o caminho, mas ele fica mais curto, mais suave, quando todos pensamos juntos. Olhe pro seu filho, mas olhe pro lado também: pode estar no colega de sala a ideia que pode ajudar, e muito, o seu filho.

Fabiana Ribeiro
fabiana.ribeiro@paratodos.net.br