Aulas de boas maneiras

Aulas de boas maneiras.

Aulas de boas maneiras

Minha mãe me mostrou foto sobre uma alcateia. Passamos um bom tempo falando como os lobos se organizam. O assunto ficou popular na internet e é muito interessante!
A disposição é assim: primeiro encontram-se os mais velhos e os doentes. Logo em seguida, há os cinco machos mais fortes.  Depois, vem as fêmeas, os filhotes e os outros machos. Como penúltimos no grupo, outros cinco machos fortes e, por último, o alfa.
O alfa é o lobo que lidera o restante do grupo. No caso dos lobos, ele vigia a todos e lidera as caçadas. Também pode haver fêmea alfa, o que é raro no reino animal. Aqui em casa, a alfa é a vóvy!
Voltando ao assunto, vocês podem achar que o macho alfa é muito egoísta, pensando… “vou me proteger, vou deixar os mais fraquinhos ali na frente para se sacrificarem”, mas não é assim. Os mais fracos ficam na frente porque são eles que definem o ritmo do todo. Se param, todos param, se andam mais rápido, o grupo anda mais rápido, se eles desaceleram, a alcateia desacelera.
Os cinco mais fortes ficam atrás deles para o caso de acontecer alguma coisa, como um ataque.  Eles entram na frente rápido para proteger os mais velhos.  A multidão dos lobos é defendida pelos outros que estão logo atrás.
O macho alfa fica lá no fundo porque daquele ponto se consegue observar toda a alcateia e dar o comando quando for preciso. Toda a organização é pensada para não forçar demais os idosos e deixá-los juntos.
Os seres humanos deveriam ser um pouco parecidos com os lobos nesse aspecto. Saber respeitar o ritmo dos outros. Boa parte das pessoas não tem consideração sobre os problemas dos idosos e dos doentes e só querem que eles façam as coisas fora do seu próprio tempo.
Aprendam com os animais, quando vocês descobrirem os seus hábitos vão ficar impressionados!

 


Texto de Johann Neves. O estudante, de apenas 10 anos, é entusiasta de causas ambientais, escritor e o mais jovem colunista do Green Nation, onde o texto foi originalmente publicado.

 

Editoria
contato@paratorods.net.br