Apertem os cintos: inclusão em pleno voo!

Foto de integrantes do movimento Paratodos

Apertem os cintos: inclusão em pleno voo!

“Inclusão é responsabilidade da professora Fátima? Ou a inclusão acontece na sala 12?”

 

Estas foram algumas das questões levantadas pelo educador português David Rodrigues* na palestra proferida na USP semana passada. Uma plateia lotada e ainda quatro outras universidades transmitindo ao vivo em seus auditórios.

O Prof. David Rodrigues ressaltou que a inclusão não pode estar personificada em uma determinada pessoa, qualquer que seja a sua função na escola. Não pode, ainda, se limitar a uma deficiência ou questão específica. Nada disso! A inclusão é, antes de tudo, uma questão transversal, que perpassa todo o sistema educacional. Na realidade, trata-se de um direito humano e, como tal, incondicional. Não se pode pensar em cidadania sem inclusão. Assim, como ele diz, a questão da inclusão deveria ser “de infusão”, isto é, deveria estar presente em todos os cursos, em todos os lugares, em toda a sociedade.

Segundo o educador, a questão da inclusão está diretamente relacionada aos sistemas educativos de qualidade, uma vez que uma boa escola é aquela que não deixa nenhum aluno para trás. Qualidade pressupõe necessariamente a conjunção de dois elementos: excelência e inclusão (grifo no “E”, por favor!). De acordo com a Declaração de Incheon, da UNESCO, de 2015, nenhuma meta de educação é cumprida a menos que tenha sido atingida por todos. E mais: todo aprendiz importa e importa da mesma forma, nos termos do Guia para assegurar a inclusão e a equidade na educação elaborado pela UNESCO em 2017 (“Guide for ensuring inclusion and equity in education”).

Mas, inclusão não é algo dado, não é algo perfeito; é um processo. Estamos construindo a inclusão com o avião no ar. Não podemos perder tempo, nem ficar à espera; precisamos ser ousados e nos unirmos! David Rodrigues falou ainda sobre a possibilidade da mudança vindo de “protagonistas improváveis”. E citou Gandhi “seja você a mudança que quer ver no mundo”.

Por Ciça Melo e Flavia Parente
*David Rodrigues é professor titular da Universidade de Lisboa, presidente da ONG Pró-Inclusão, conselheiro Nacional de Educação, diretor da Vindas Educação Internacional e autor do fantástico TED Pensar utopicamente a educação

Que tal embarcar conosco em novembro? Paratodos e Vindas estarão juntos com o Prof. David Rodrigues e Luzia Lima-Rodrigues para conferir ao vivo e à cores como funciona o sistema educacional inclusivo em Portugal.

convite Educação inclusiva em Portugal
Quer participar  de uma experiência inesquecível de imersão?
Editoria
contato@paratodos.net.br


});