​Feliz ano novo para todos

​Feliz ano novo para todos

2016 não foi um ano fácil. A Lei Brasileira de Inclusão – que passou a valer no início do ano – não trouxe soluções mágicas para as escolas e para as famílias. Tampouco garantiu seu cumprimento de imediato. Mas trouxe mudanças nas instituições de ensino que têm um compromisso com a educação de seus alunos.
Foi um ano de empoderamento das famílias. De gritos no Facebook, de abaixo-assinados por inclusão, de pais mais unidos.
Foi um ano de Paralimpíadas. De Paralímpiadas com recorde de público. De surgimento de ídolos, de novos olhares.
Foi um ano da inclusão na tela grande. De um Ministério Público mais atuante. De quem não tem nada a ver com isso se importando porque tem tudo a ver com isso.
Foi um ano de mudanças nas escolas. De investimentos, de compromisso com os alunos, de mais envolvimento da comunidade escolar. Não em todas – longo é o caminho. E sempre há a visão torta do ranking do Enem, da guerra dos melhores colégios, da importância de se saber o coletivo de lobos desde o maternal, da crença equivocada que uns aprendem e outros não – ou sequer merecem. Sempre haverá santos para rezar por parte de nós. Parte? Não, tem que ser por todos.
Não acreditamos numa meia inclusão. Não acreditamos em educação para alguns. Não existem categorias de pessoas que podem estar juntas e outras que não podem. Acreditamos numa educação ética e sem distinção, para todos.
Enquanto a educação não for para todos, estaremos aqui. Porque o Paratodos é para todos.
Feliz 2017 do Paratodos para todos.

Editoria
contato@paratodos.net.br


});